sábado, 5 de maio de 2012

                             Concepções de Infância

Segundo Ariès, a criança sempre existiu, mas nem
sempre houve a noção da particularidade da
infância.
A infância é historicamente datada.É uma noção
construída na modernidade, assim como o “amor
materno”. O surgimento da burguesia e o seu ideário
, sua religião, influenciaram para que a mulher se
dedicasse a seus filhos.Passa a surgir um novo
sentimento de família. Postman,em seu livro O
  desaparecimento da infância”, aponta que
a invenção da imprensa por Gutemberg
em 1450, teve uma grande importância
na construção do conceito moderno de
infância. Essa nova tecnologia aeparou
leitores de não leitores, causando um
maior distanciamento entre adultos e
crianças, já que, estas passaram a
necessitar de um tempo maior e uma
formação específica para participar deste
mundo letrado.

Sugestão de leitura

Postman,
em
seu
livro
“O
desaparecimento da infância”, aponta que
a invenção da imprensa por Gutemberg
em 1450, teve uma grande importância
na construção do conceito moderno de
infância. Essa nova tecnologia aeparou
leitores de não leitores, causando um
maior distanciamento entre adultos e
crianças, já que, estas passaram a
necessitar de um tempo maior e uma
formação específica para participar deste
mundo letrado.


Nascimento
da idéia de Infância

Philippe Ariès-principais contribuiçõesI
A infância na Idade Média (Sec. V ao Sec. XV):
• Anonimato da criança–ausência de um
sentimento da particularidade infantil
•Altos índices de mortalidade infantil.
•Família -conservação da vida, dos bens, do
nome; criança era parte do grande corpo
coletivo.
•Vida afetiva fora da família
•Valores predominantes: prática comum de um
ofício, ajuda mútua, proteção da honra.
•Não havia separação de idades; aprendizado
junto aos adultos, muitas vezes de outras
famílias
•Casa aberta ao exterior -função pública.
•Rua, praça, pátio dos castelos –lugar de
sociabilidade; privado e público se
confundem.

Pestalozzi (1746-1827)

• Força vital da educação está no amor e
na
bondade
-
cuidar
do
desenvolvimento afetivo da criança.
• Ambiente natural; disciplina estrita,
mas amorosa.
• Por em ação o que a criança possui
dentro de si.
• Valor educativo do trabalho manual.
• Educação ordenada pelos sentidos:
música, arte, soletração, geografia,
aritmética.
• Prontidão; gradação dos conteúdos
escolares.

Froebel ( 1782-1852)

• Kindergarten-Jardim de Infância -
1837
• Crianças: pequenas sementes que
deveriam ser adubadas para
desabrochar,
• Ênfase na liberdade.
• Dimensão pedagógica –atividades
de cooperação, jogo e livre-
expressão
• Modelo voltado inicialmente para
a população socialmente
desfavorecida, mas apropriado
gradativamente por instituições
para a classe média e alta.

Montessori
(1879-1952)

• Metodologia da ensino para crianças com
deficiência mental.
• Uso de materiais apropriados.
• Casa das Crianças –educação para crianças sem
deficiências para famílias dos setores
populares.
• Proposta de uma pedagogia científica da
criança.
• Propunha a criação de um contexto adequado
às possibilidades de cada criança, que
estimulasse seu desenvolvimento.
• Educação pelo trabalho; educador:organização
do ambiente e observação das crianças.
• Elaboração de materiais para a exploração
sensorial pelas crianças; detalhamento rigoroso
do conteúdo a ser trabalhado

Primeiras iniciativas de
atendimento no contexto
europeu

Diferenças nas propostas e instituições de
atendimento de acordo com as classes sociais:
Salas de asilo e creches: crianças pobres
Jardins de Infância (Pré-escolas)-crianças das classes
economicamente favorecidas
Salas de asilo (França):
1770 em diante: escola de crianças do povo; crianças
de 2 a 7 anos.
Local de domesticação e de enclausuramento (uso de
técnicas para disciplinar movimentos e
comportamentos); difusão de técnicas de higiene, da
puericultura e da dietética; inculcação moral.
Vinculadas a movimentos filantrópicos, congregações
religiosas públicas e privadas
Em 1881, através de um decreto, as salas de asilo
passam para o sistema de instituições escolares,
tornando-se escolas infantis.
Influência da difusão dos conhecimentos da psicologia
e da descoberta da primeira infância como objeto
pedagógico:


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