domingo, 25 de março de 2012

                           "A criança e a autoestima “

 

 "Tudo o que me diz respeito, a começar pelo meu nome, e penetra em minha consciência vem me do mundo exterior, da boca dos outros, e me é dado com a entonação, com o tom emotivo do valor deles. Tomo consciência de mim originalmente através dos outros, deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão a formação original da representação que terei de mim mesmo”

                                                                                                                                                                                Mikhail Baktin

 " O julgamento que a criança faz de si mesma influenciará o tipo de amigos que escolherá, como se relacionará com outras pessoas, o tipo de pessoa com quem se casará e finalmente seu grau de produtividade. A autoestima afetará sua criatividade, integridade e até se vai ser um líder ou um liderado. Seus sentimentos de autovalor formarão o centro de sua personalidade e determinarão a utilização de suas aptidões e habilidades . A sua atitude para consigo mesmo está diretamente relacionada a todas as esferas da vida. A autoestima selará o sucesso ou o fracasso da criança como ser humano."

Nenhum comentário: