domingo, 18 de março de 2012

Educação Infantil E Registro de Práticas

Amanda Cristina Teagno Lopes, em seu livro Educação Infantil E Registro De Práticas, São Paulo: Editora Cortez,2009,fruto de sua dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade De São Paulo, aborda o conceito e a importância do registro na prática da educação infantil.
Lopes inicia seu texto construindo o conceito de registro, e para isso se apoia em alguns teóricos que tratam do mesmo tema: Madalena Freire, Paulo Freire, Cecilia Warschauer,Miguel Angel Zabalza e Julia Oliveira Formosinho, que traduzem o registro como:Diários,rodas, portfólios, e instrumentos ao lado do planejamento. “Registrar pode ser considerado ato de estudar o que pressupõe observação e leitura da realidade, a construção do sentido para aquilo que nos é apresentado" declara Lopes. Mas também declara de maneira bastante realista “Registrar, não é tarefa simples e muitas vezes nos falta segundo nossa realidade, os instrumentos para a efetivação de nossa prática. Mas... é preciso de alguma forma começar"
Entende a criança como portadora de registro quando aborda a questão do desenho: “O desenho é uma forma privilegiada de linguagem".
Não é ingênua quanto a nossa formação “Em sua formação o professor aprende apenas a escutar e prescrever sobre sua prática, não tem autoria, mas sim reprodução. Apenas quando se libertam de suas amarras conseguirão registrar de maneira autônoma e compromissada".
Lopes em sua busca nas formas de registrar também resgata as "vozes" das educadoras do passado, mas não consegue ter acesso, pois escassos são os registros. Então questiona: “Teriam autonomia?
E por ultimo na recuperação de seus próprios registros se pergunta: “Como tudo isso contribui para a minha melhoria como professora"? “Quais foram meus objetivos com determinada atividade”? As crianças de fato aprenderam? Quais foram as dificuldades"?
''Podemos pontuar os registros como registrar a roda, a rotina,enfim,que o registro possa possibilitar a reconstrução do trabalho pedagógico e da melhoria da qualidade de ensino"
O livro de Lopes é muito pertinente quando aborda a importância do registro para a melhoria de nossa prática. Mas não é ingênua a ponto de não perceber as dificuldades que os professores podem ter em relação aos registros, dificuldades advindas de sua limitada formação e de seus limitados recursos. Mas nos encoraja dizendo também que é preciso tentar para que possamos além de fazermos parte da história que sejamos também produtos da história e da memória.

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